quinta-feira, 29 de março de 2018

B.PASS: PRIMEIRA PLATAFORMA DE SERVIÇOS DE BELEZA DO BRASIL

b.pass aposta na recorrência para alavancar serviços de beleza
Startup criada e liderada por mulheres quer alcançar 
marca de R$ 1,5 milhão no primeiro ano de atuação

O mercado brasileiro está se rendendo aos avanços da tecnologia para oferecer novas experiências aos consumidores. Nessa onda, a b.pass, primeira plataforma de assinatura de serviços de beleza do Brasil, vem se consolidando como o principal player do segmento e espera alcançar a marca de R$ 1,5 milhão de faturamento em seu primeiro ano de atuação.

Resultado de imagem para BPASS

A b.pass tem como diferencial um assistente pessoal robotizado para agendar horários em salões de São Paulo para que as mulheres possam realizar os procedimentos de beleza que quiserem nos salões mais próximos de onde estiverem, oferecendo assim conveniência e praticidade necessárias para a correria da vida moderna.

EMPREENDEDORAS

Eu amo realitys, assisti todos os episódios de O aprendiz. E é lá que Maitê ficou conhecida entre aqueles, que assim como eu, amam realitys empreendedores. Ano passado, Maitê participou do Shark Tank Brasil (que inclusive está com inscrições abertas até abril para nova temporada) para captar investimentos para seu aplicativo Beleza de Farmácia, que compara cosméticos de grandes marcas com outros de similar qualidade ou efeito mas de marcas nacionais.  Na ocasião, ela recebeu aportes da investidora-anjo Camila Farani e posteriormente, da ACE, uma das principais aceleradoras da América Latina, impulsionando e dando origem a B.pass.

MERCADO DA BELEZA

Segundo dados da Fecomércio, gasta-se mais com serviços de beleza no Brasil (R$20 bi) do que com alimentação e educação básica (R$17 e R$19 bi). Além disso, são mais de 600 mil salões espalhados pelo país, o que mostra o potencial do mercado e as oportunidades que ele ainda oferta. Com o modelo de assinaturas, a empresa busca facilitar a vida de quem realiza serviços recorrentes de beleza, melhorar a experiência com pagamentos e agendamentos e, ainda, proporcionar fluxo de clientes aos estabelecimentos parceiros, que recebem novas pessoas e podem fidelizá-las.

"Pensamos em um modelo de assinatura e assistentes pessoais robotizados que estão transformando a forma como vivemos e que são a evolução dos tradicionais aplicativos mobile, para que facilitem nossa vida", explica Maytê Carvalho, fundadora da b.pass. Com essa ferramenta, as clientes podem escolher os serviços que desejam comprar, podem pagar online mensalmente e ter a oportunidade de fazer os agendamentos de onde quiser e com apenas alguns cliques.

De acordo com a fundadora, o nome alia beleza e bem-estar (b), e passe livre (pass), para oferecer múltiplos serviços em diversos salões com foco na potencialização da autoestima das mulheres brasileiras. "Nós nascemos da vontade de trazer praticidade à mulher brasileira e empoderá-las através da autoestima: quando nos sentimos bem, nos relacionamos, trabalhamos e performamos melhor", explica.

Kelly Costa, co-fundadora e CTO da b.pass, explica que todo o processo de atendimento é feito por meio de "bots", que combinam a inteligência humana e de máquinas, melhorando a experiência e evitando desgastes no processo de organização da rotina de beleza das mulheres. "Utilizamos uma customização com automações e fornecemos respostas e opções para orientar nossas clientes no processo de agendamento. A evolução é um chatbot baseado em tecnologia de inteligência artificial, com a capacidade de oferecer experiências mais personalizadas de atendimento de forma dinâmica durante todo o ciclo de vida do agendamento.", diz a CTO.

Como funciona
Os planos mensais, chamados de Phyna, Rycah e Plena, vão de R$99,90 a 169,90, e podem incluir serviços que são recorrentes mensalmente na rotina de beleza da mulher, como Manicure, Pedicure, Sobrancelha e Depilação. Os procedimentos não expiram e a usuária pode cancelar a qualquer momento sem pagar multa. Há também outras possibilidades de planos sazonais que incluem serviços comuns em determinadas épocas do ano ou avulsos com direito a manicure e pedicure.

Neste primeiro estágio da startup, são oferecidos salões de beleza em São Paulo nas regiões da Vila Olímpia, Itaim, Brooklin, Paulista, Pinheiros, Vila Leopoldina, Morumbi e Perdizes. Ainda em 2018, os serviços da b.pass serão expandidos para outras regiões de São Paulo, além de projetos para o Rio de Janeiro.

Site: bpass.me

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segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

UPCYCLING: ROUPA FEITA DE ROUPA

Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Prolongando assim a vida útil do produto.


Estima-se que no Brasil, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas por ano. 85% desse material não é reaproveitado indo parar em aterros sanitários. E foi pensando neste desafio que a FARM se uniu à Gabi Mazepa, criadora do Re-Roupa, para criar novas peças a partir de resíduos têxteis da FARM.

Roupas com pequenos defeitos, retalhos de corte e sobras de matérias-primas e aviamentos foram garimpados para dar vida à coleção re-FARM Re-Roupa que traz 200 peças únicas que chegam às lojas da Harmonia (SP), Ipanema (RJ) e e-commerce da marca no dia 06/12.

“Nós acreditamos que é possível estender o ciclo de vida dessas roupas já existentes usando processos criativos inovadores comoferramenta. Além da preocupação clara com o reaproveitamento, faz parte do conceito do projeto Re-Roupa valorizar a mão de obra local e capacitar costureiras para esse processo criativo chamado Upcycling”, conta Gabi Mazepa.



Todas as peças da coleção foram produzidas no ateliê da Re-Roupa, no Rio de Janeiro, em parceria com costureiras empreendedoras que trabalham de forma independente, empoderando a mão de obra local. As peças são feitas à mão, uma a uma, dando vida a roupas que compartilham modelagens similares, porém com combinações exclusivas de estampas antigas e novas da FARM.

“A parceria com o Re-Roupa é uma super novidade e um novo e grande passo dentro do re-FARM. Tudo porque a coleção faz parte de uma metodologia que ressignifica a vida útil de materiais, até então descartados, algo tão importante para caminharmos no sentido da redução dos nossos impactos ambientais negativos e aumento do nosso impacto social positivo. As palavras chaves desta virada são colaboração e consciência”, diz Taci Abreu, head de marketing da FARM.



“Para nós do Re-Roupa esse desafio é um dos que mais nos motiva: aplicar a nossa metodologia para dar novo destino para os materiais que estavam inutilizados em estoques de grandes empresas. Desta forma pretendemos promover transformação neste setor”, explica Gabi, do Re-Roupa.

Essa nova coleção é mais um passo importante do re-FARM, o primeiro projeto com foco em sustentabilidade e reaproveitamento de matéria-prima da marca. E, diferente dessa ação com o Re-Roupa que utiliza apenas os materiais de FARM, aproveita as sobras de matérias primas e aviamentos das marcas do Grupo Soma, do qual fazem parte além de FARM, Animale, A.Brand, Fábula, Foxton e FYI.


Projeto legal, não é? Boa iniciativa da FARM.

E você como pode fazer algo assim na sua empresa?




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quarta-feira, 6 de setembro de 2017

PROJETO MISSÃO TÉCNICA LEVA 120 EMPREENDEDORES PARA O SPFW

Projeto Missão Técnica leva grupo de 120 empreendedores para participar de desfiles, palestras e visitar os bastidores da semana de moda

Exposição Made in Brasil no SPFW

O Instituto Nacional de Moda e Design - In-Mod e o Sebrae Nacional apresentaram a nova programação do Missão Técnica dirigida exclusivamente a 120 gestores e empresários de todas as regiões do país durante a 44ª edição da São Paulo Fashion Week. A agenda contou com: visita ao backstage da operação, para entender a organização do maior evento de moda do Brasil; acesso guiado aos desfiles, no intuito de levar atualização e inspiração para seus negócios; e encontros com especialistas em comportamento de consumo e tendências, para compreenderem os movimentos do mercado e compartilharem experiências.

Nesta edição, contaram com 2 palestras dedicadas especialmente para eles. Na terça-feira, 29/08, os empresários participam de uma palestra com o Pinterest Brasil sobre tendências de moda e comportamento. E, na quinta-feira, 30/08, de um bate-papo com a WGSN sobre insights do futuro do consumo para 2019.

Os donos de pequenos negócios da cadeia produtiva da moda também tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da semana da moda e durante os cinco dias de evento esclareceram dúvidas sobre como empreender no setor, além de assistirem aos desfiles, dentre outros o TOP5 – desfile coletivo que revela novos estilistas, também pequenos e médios negócios de moda.

Além disso, acessaram as atividades da SPFW no Pavilhão, inclusive a Exposição Made in Brasil, um editorial de moda, com assinatura do FFW, um dos maiores portais de conteúdo de moda no país, e que utilizou criações de pequenos negócios ao longo do ciclo de palestras itinerantes, o SPFWDay, que nesta primeira edição passou por: Belém, Natal e Curitiba.


Segundo Paulo Borges, idealizador e criador da SPFW, o projeto abre portas para pequenos empreendedores e gera a troca de ideias em todo o mercado. “O projeto abre espaço para que novas marcas do Brasil possam acessar esse mercado e ganhar novas perspectivas e visibilidade. Nosso papel é compartilhar conhecimento e inspirar micro e pequenas empresas que estão na essência das marcas de moda, ” completou Borges.

Para o Sebrae, é a oportunidade perfeita para apresentar marcas, construindo uma narrativa que mostra a essência de cada pequeno negócio e a relevância da criatividade local pensando em produto, negócios e identidade. “O tema desta edição do SPFW se encaixa perfeitamente no projeto do Sebrae de apoiar as empresas de moda a se desenvolverem e ganharem visibilidade no mercado. Quanto mais competitivas elas forem, mais empregos estarão gerando para o setor”, afirma o presidente do Sebrae,Guilherme Afif Domingos. O setor da moda emprega 2 milhões de pessoas no Brasil e no ano passado faturou US$ 42,5 bilhões,perto de R$ 150 bilhões. A expectativa é que esse mercado cresça 2,6% no Brasil em valor por ano, em média, até 2021.

O Missão Técnica integra uma série de projetos viabilizados pelo “Contextualizar na Moda”, convênio firmado entre Sebrae e o IN-MOD, que oferece a micro e pequenos empresários a oportunidade de realizar uma imersão no universo de alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios.


Texto e foto: Assessoria

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quarta-feira, 30 de agosto de 2017

EXPOSIÇÃO DE LEO FARIA NO SPFW N44

O fotógrafo Leo Faria retrata o street style nas principais semanas de moda do mundo e usa estas mesmas fotos para sua exposição Equals no SPFW.
Com vinte e duas imagens de 1,5m x 1m, distribuídas em um paredão de 60m durante a SPFW, Leo propõe uma nova camada de significados às imagens que produziu.


Diferente do esperado, as imagens dos rostos foram cobertos. Trazendo para cada o espectador uma proximidade mais real do cotidiano e abrindo espaço para uma interpretação mais abstrata!

Adoramos!




Exposição Equals, do fotógrafo Leo Faria
Data: a partir das 14h durante o SPFW
Entrada: Acesso à Bienal mediante convite
Local: SPFW – Fundação Bienal no Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo.

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terça-feira, 29 de agosto de 2017

SPFW: VANESSA MOE APRESENTA COLEÇÃO INSPIRADA NA CULTURA ABORÍGENE AUSTRALIANA

A brasileira radicada na Austrália, Vanessa Moe, com seu projeto Circles – união de um desfile de moda e uma exposição de arte inspirados na cultura Aborígene Australiana – apresentada hoje (29.08) no São Paulo Fashion Week.

Foto: Anderson Max exclusivamente para o Moda empreendedora

O nome Circles (círculos) faz referência aos desenhos cheios de significado presentes nos corpos dos aborígenes, que, além de inspiração, foram participantes ativos no processo de criação da coleção. O projeto teve 12 peças únicas de alta costura criadas com a orientação e o apoio de organizações aborígenes.

O casting contou com a participação de 11 modelos aborígenes e da Miss NAIDOC 2016 - Comitê Nacional de Observação dos Aborígenes e dos Insulares Merinda Dryden.

Tendo como principal objetivo explorar o potencial de colaboração entre estilistas da Austrália e do Brasil, CIRCLES foi criado com o intuito de fortalecer a cooperação cultural entre os dois países. Mais do que um projeto de moda, é oportunidade única para promover a aproximação entre as indústrias criativas do Brasil e da Austrália.


Foto: Anderson Max exclusivamente para o Moda empreendedora

Foto: Anderson Max exclusivamente para o Moda empreendedora


As cores predominantes na coleção foram o preto, branco e vermelho. Foram usadas franjas e voltado para uma proposta conceitual. Looks monocromáticos e justos ao corpo com balanço a partir do quadril. A beleza foi uma linha branca cerimonial típica da cultura. A proposta da estilista é contemporânea mais autoral e voltada a representatividade e arte.

Foto: Anderson Max exclusivamente para o Moda empreendedora

Beleza do desfile - Foto: Reprodução - Vogue


Sobre Vanessa Moe
Brasileira radicada na Austrália, Vanessa Moe é formada em Fashion Design em umas das melhores faculdades de moda da Austrália e está traçando uma carreira de sucesso. Em 2015, foi a primeira estilista brasileira a apresentar uma coleção no Mercedes Benz Fashion Week Australia. O desfile rendeu um reconhecimento mundial e artigos foram publicados em mais de 40 veículos de comunicação impressos e on-line, incluindo Huffington Post – Reino Unido, Daily Telegraph - Austrália e O Globo – Brasil.
Para atender um público requintado e que valoriza a originalidade, suas roupas têm uma característica única. Cada coleção da fashion designer acompanha uma história. Suas peças são exclusivas e artísticas, representando um encontro da arte com a moda.

Texto: Release, Luziane Lima com colaboração de Anderson Max.

Agradecimento: Agência Guanabara

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quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SPFWN44 CELEBRA A ALMA BRASILEIRA (VEJA CALENDÁRIO)

O São Paulo Fashion Week, chega a edição N44, com 33 marcas que apresentarão suas coleções na Fundação Bienal e em locações na cidade de São Paulo entre os dias 27 a 31 de agosto, . Nesta edição, o evento provoca um contraponto ao momento que o país vive. 

Inverno 2009 - Agência Fotosite


O SPFW reitera sua crença na moda e no Brasil, o Brasil que cria, empreende e faz acontecer. O Brasil resiliente e diverso. “Sempre acreditamos na força coletiva do nosso talento criativo. Em tempos complexos como os que vivemos, mais do que nunca é a criatividade que aponta caminhos e possibilidades, e todo nosso trabalho é no sentido de manter essa força viva,” diz Paulo Borges.


O SPFWN44 conta com a participação especial da estilista Vanessa Moe com a marca homônima, ela apresentará a coleção Circles, criada a partir de uma pesquisa e parceria com tribos aborígenes da Oceania.

Encerra o evento #TodaBelezaPodeSer, desfile-apresentação de uma coleção colaborativa promovida pela Natura, com curadoria do consultor Jackson Araujo e mentoria criativa do estilista Apolinário, da marca CemFreio.

Abaixo, o calendário de desfiles SPFW N44

27 a 31/08
DOMINGOHORA
Iódice16h00


SEGUNDA-FEIRA
Uma Raquel Davidowicz10h00
Paula Raia11h30
Osklen15h00
Vix16h30
Fabiana Milazzo17h30
João Pimenta18h30
Lilly Sarti19h30
Triya21h00


TERÇA-FEIRA
Giuliana Romanno10h00
Vitorino Campos11h00
Lenny Niemeyer15h00
Vanessa Moe16h00
PatBo17h00
Two Denim18h00
LAB19h00
Agua de Coco por Liana Thomaz20h00


QUARTA-FEIRA
Animale10h00
Gloria Coelho11h30
Ronaldo Fraga14h00
Sissa15h00
Cotton Project16h30
Top 517h30
Amir Slama18h30
Lino Villaventura20h00
Tig21h00


QUINTA-FEIRA
Samuel Cirnansck12h00
Coven14h30
Helo Rocha15h30
Juliana Jabour17h30
Apartamento 0318h30
Reserva19h30
Ratier20h30
#todabelezapodeser21h00

Para mais informações e novidades acompanhem as redes sociais do evento e também o portal FFW:
Facebook - fb.com/SPFW
Instagram - @SPFW

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terça-feira, 1 de agosto de 2017

RODADA DE NEGÓCIOS DA MODA PERNAMBUCANA

Evento começa hoje e é realizado até o dia quatro de agosto, é o maior do segmento no Norte e Nordeste.



A 24ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, em Caruaru, acontece de dois a quatro de agosto, no Polo Caruaru. Com expectativa de geração de negócios de 26 milhões de reais, o evento, que é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Pernambuco, apresenta novidades para a 24ª edição: a criação de um espaço de visitação destinado ao público em geral e a apresentação de um novo layout para o evento.

Atendendo a uma demanda da população, a partir da 24ª edição, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana contará com uma área externa aberta ao público: a Alameda dos Profissionais. Serão cinco ambientes de exposição dos portfólios dos profissionais de moda e de seus produtos e uma exposição plástica e estética do conceito de moda. Profissionais que prestam serviços e contribuem de forma efetiva na criação, produção e comercialização desta cadeia produtiva na região também estarão presentes, o que permitirá a interação do público, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre o trabalho que eles desempenham.

Na Alameda dos Profissionais, um estilista, um coletivo de styling, uma produtora de moda, uma consultora de moda e um estúdio de design de estampas farão uma amostragem das atividades que contribuem para o crescimento e fortalecimento das atividades industriais e comerciais do setor de moda na região. Esta iniciativa permite que o visitante visualize os trabalhos e o portfólio interativo do profissional e aprenda com sua expertise.

Para o coordenador do evento, Wamberto Barbosa, esta é mais uma oportunidade que a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana possibilita. “Esta área aberta ao público reúne profissionais qualificados. O público vai ter contato com estilismo, produção, consultoria e estúdio de moda através de especialistas que atuam nestas áreas dentro do mercado de moda. A nossa expectativa é de que o faturamento aumente em 20% em relação à rodada anterior”, afirma.


O presidente do Comitê Gestor do evento, Djalma Júnior, enfatiza que “o intuito é que seja um espaço livre para a população. As pessoas vão ver um pouco do que é a iniciativa e conhecer a produção das empresas expositoras. Outra mudança importante também é o novo layout do evento. Nossos esforços são sempre no sentido de fortalecer a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana como um evento nacional, qualificando, cada vez mais, expositores e compradores”.

Para o evento, exclusivo entre as indústrias de vestuário, calçados e acessórios e os lojistas de todo o Brasil, em exposição na área interna, a Acic e o Sebrae continuam captando compradores de todas as regiões do País, dentro de um perfil pré-estabelecido pelo Comitê Gestor do evento. Após análise, os compradores são definidos e têm benefícios como hospedagem, translado e alimentação garantidos. Até o momento, 130 stands já foram comercializados.

Empresas de confecções, calçados e acessórios de Pernambuco e de outros estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Goiás irão expor seus produtos primavera/verão 2018. São fornecedores de peças de surf wear/street wear, praia, fitness, moda íntima, bebê/infantil, jeans, moda feminina, moda masculinacalçados e acessórios que apresentarão seus lançamentos para as estações mais quentes do ano que irão compor as vitrines de lojas espalhadas pelo Brasil inteiro.

“Estamos nos preparativos da 24ª Rodada de Negócios e já superamos a meta expositores. Para esta edição, os expositores apresentarão coleções exclusivas, produtos mais elaborados que agregam valor na hora da revenda. Convidamos clientes de todas as regiões do País, potenciais compradores que virão pela primeira vez fazer novos negócios no Polo de Confecções do Agreste. A cada edição as empresas expositoras estão mais preparadas e a equipe de pós-venda da Acic monitora toda a logística de distribuição com cumprimento dos prazos de entrega até o destino final”, destaca o presidente da Acic Caruaru, Pedro Miranda.


Em 23 edições, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana contabilizou 20 milhões de peças vendidas, cerca de 10 mil lançamentos por edição, mais de 2.600 varejistas participantes, média de 74 mil pedidos, cerca de 600 compradores e gerou um volume de negócios de R$ 289 milhões em 12 anos.

Instagram: @rodadamodape

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RESUMO FUTURES BRASIL: O FUTURO DO MERCADO CONSUMIDOR

Futures São Paulo – evento global da WGSN – trouxe importantes reflexões para que as companhias se mantenham alinhadas com as demandas do consumidor em 2020



WGSN – autoridade global em análises e previsões de tendências – trouxe nesta última quinta (27), pela primeira vez para o Brasil, o maior evento da marca: o Futures. Com o objetivo de debater como as tendências das áreas do entretenimento, cuidado (caring), aprendizado, trabalho, compartilhamento, conectividade e do ser, contou com mais de 200 participantes entre diretores, vice-presidentes e CEO’s das principais empresas atuantes no país.

Diversos executivos promoveram debates sobre cada uma das tendências citadas, além de apresentar cases, onde foi possível identificar as tendências que guiarão o mercado consumidor em 2020. Além disso, os profissionais sinalizaram aos presentes, como as marcas podem se antecipar e preparar estratégias para seus negócios diante do que está por vir. O intuito do Futures é inspirar os participantes a terem ideias e oferecerem soluções que atendam aos anseios dos consumidores em um futuro próximo.

Andrea Bell, Diretora da WGSN Insight – que veio ao Brasil especialmente para o evento – trouxe relevantes reflexões para os presentes. Sobre a tão falada ‘economia da experiência’, Andrea afirma que, cada vez mais, as experiências e os produtos por si só não são as soluções. As pessoas estão procurando um significado e, essa busca que está moldando as prioridades das novas gerações. Ainda na busca pela experiência e proximidade, no futuro próximo, sensores que usam retroalimentação e vibrações eletromagnéticas simularão o toque em um mundo virtual. Esse tipo de tecnologia irá proporcionar que consumidor sinta os produtos, tecido de uma camisa, por exemplo, mesmo que à distância.
Não é o mais forte nem o mais inteligente quem sobrevive, e sim, o mais disposto a mudança”, afirmou Andrea em sua apresentação.

Outra apresentação que chamou a atenção e trouxe valiosos insights para os presentes foi a de Liberty Carras Kelly, Diretora de Vendas Américas Spotify. Liberty começou pedindo para que todos se levantassem, respirassem, e pensassem na música que mais gostam. Assim, a executiva se apresentou e colocou em pauta como será o ‘futuro do curtir’ – com foco no que os consumidores irão querer do mercado do entretenimento. Segundo a executiva, os brasileiros, ouvem, em média, 2h30 de músicas no Spotify por dia. Carras ainda ressaltou que a experiência é o que move o mercado hoje em dia, e que a personificação – principalmente no mercado de entretenimento – já é essencial para as marcas que querem ser relevantes.

Mais um tema debatido no evento foi o futuro do aprender. Priscyla Laham, VP de Vendas ao Consumidor da Microsoft Brasil, falou sobre como a cultura interna da Microsoft incentiva seus colaboradores a buscarem o aprendizado constante, mesmo nas situações mais desafiadoras, e também sobre como a inteligência artificial pode ampliar a capacidade humana, raciocinando a partir de uma grande quantidade de dados e trazendo conclusões relevantes para os negócios e apoiando o aprendizado. A executiva compartilhou exemplos de uso do Skype Translator – software de mensagens instantâneas que faz traduções simultâneas em escolas –, e da Cortana, assistente pessoal que aprende a partir do comportamento do usuário interagindo com consumidores, entre outros.

Três empresas atuantes em causas sociais debateram a importância e o futuro para o propósito das marcas: Ben & Jerrys, Red Bull e Ambev mostraram como oferecer respostas para a busca do consumidor em se sentir parte de algo maior, de sentir que o produto que ele consome também indiretamente ajuda a comunidade em que está inserido. A Red Bull, por exemplo, implementou o cargo de Social Innovation, justamente com o propósito de identificar ideias e realizar projetos em benefício do social.

Maria Fernanda Albuquerque, Diretora de Marketing Skol, trouxe a mesa o debate sobre a questão de gêneros, e como a categoria da cerveja – produto ainda tão atrelado ao masculino e com histórico machista – pode mudar essa visão. Segundo Maria Fernanda, há aproximadamente quatro anos, o grupo iniciou um processo interno de contratação com olhares diferentes, promoveu encontros de debates com mulheres e grupos LGBT e, a partir disso, desenvolveu treinamentos para a liderança da empresa. “O propósito de Skol é unir e conectar pessoas e fazer com que tenham momentos felizes ao redor de uma cerveja tão democrática. Considerando esse princípio, qualquer atitude que se distancie disso, vai contra o que defendemos. Nem todos precisam ter as mesmas opiniões, mas têm que concordar que preconceito e segregação afastam e o respeito une. E tudo isso começou a partir de uma mudança interna na Ambev que expandiu para a marca”, disse a executiva.

A Ben & Jerry's é um caso de empresa que surgiu já alinhada aos propósitos sociais e leva o conceito de justiça muito a sério, seja na forma como trata seus funcionários, cooperam com a comunidade ou criam novos sabores para os clientes, a justiça está presente em tudo o que fazem. “Há 10 anos esses eram temas do futuro, o futuro chegou, mas ainda são causas importantes que precisam ser pensadas a longo prazo”, concluiu André Lopes, Diretor de Marca e Negócios Ben & Jerry’s Brasil.

Já o painel sobre futuro do trabalho foi composto pelos jurados de Cannes Lions – empresa que faz parte do grupo Ascential, assim como a WGSN –, o Copresidente Agência Africa, Sergio Gordilho e Mario D’Andrea, CEO Dentsu, além também da participação de André Ferraz, CEO InLocoMedia. Os executivos debateram sobre a transformação da indústria criativa e a importância de ter um propósito no trabalho para as novas gerações. De acordo com Gordilho, dentro que é produzido no meio criativo, só se mantêm o que é relevante tanto para o consumidor, como para quem trabalha. Neste sentido, ele afirma: “há dez anos a criatividade era mais direcionada para o resultado e, hoje é voltada para o lado mais humano ”.



Encerrando o dia de discussões e ideias sobre o Futuro do Consumo, Daniela Dantas, Diretora WGSN Mindset Latam trouxe importantes reflexões sobre como as pessoas vão se definir nos próximos anos. Ou seja, como os consumidores vão se apresentar e ressignificar sua própria identidade em tempos de liberdade de gêneros e redefinição do conceito de pertencimento – uma vez que a internet rompeu barreiras e proporciona que todos indivíduos sejam cidadãos do mundo. Segundo ela:
“As novas gerações exigem que as marcas acompanhem as mudanças da sociedade – o que impacta desde a flexibilidade do trabalho à espiritualidade. Nada mais será pré-definido, fixo e, por isso, é importante que as marcas tenham o mindset de que, cada vez mais, os consumidores são únicos, e que é necessário atender às especificidades de cada um para destacar-se. O futuro do ser é estar. A identidade é uma constante flexível e mutante”, finaliza Daniela.

Além dos debates, o evento contou com a participação outros executivos de peso no mercado brasileiros: Lucas Mendes, Diretor Geral We Work Brasil, Camilla Junqueira, Diretora de Cultura Emprendedora Endeavor, Alexandre Serodio, Fundador Beleza na Web, Nicolas Vendramini, Lead Criativo BuzzFeed Brasil, Rafaella Danon Schivartche, Líder de Projetos de Inovação iFood. Os painéis tiveram a mediação de Luiz Arruda, Consultor Sênior WGSN Mindset.

Em 2017, o evento acontece em seis cidades globais, Londres, Hong Kong, Nova Iorque, Melbourne, Cidade do Cabo e São Paulo. Em 2016, os eventos contaram com a participação de mais de 700 executivos que discutiram o futuro dos negócios no mundo. Para 2017, a expectativa é de mais de 1.200 participantes que compartilharão experiências e irão gerar insights para guiar o futuro das empresas no país.
Sobre Futures: O Futures é um ativo global da WGSN, que acontece em seis países ao redor do mundo: Londres, Hong Kong, São Paulo, Nova York, Melbourne e Cidade do Cabo. É um evento inspirador protagonizado por especialistas em tendências e palestrantes globais, que compartilham suas perspectivas sobre o futuro em um dia de palestras e painéis de debate. O Futures tem o intuito de auxiliar executivos no que diz respeito ao entendimento das mudanças que estão por vir no futuro do consumidor e, respectivamente, como essas mudanças podem afetar seus negócios.

Texto: Release Futures Brasil

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MUDANÇA DE CARREIRA: A BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO

Por Joseane Freitas


Uma das grandes escolhas de nossas vidas acontece ainda na adolescência, quando saímos do ensino médio e escolhemos que profissão seguir entre centenas de possibilidades de nível técnico ou superior.

Essa escolha geralmente é baseada em uma série de fatores que envolvem não só nossos gostos e aptidões, mas opiniões de familiares, amigos, ou alguma atividade profissional que já esteja envolvido na adolescência, por exemplo.

No entanto, com o passar do tempo novos interesses podem surgir e é comum que em algum momento da nossa trajetória profissional venhamos a nos perguntar se não é a hora de dar uma guinada de carreira. Abrir o próprio negócio, mudar de área, enfim, dar novos rumos à atuação. Muitas transformações de carreias ocorrem após momentos em que a pessoa começa a rever sua trajetória e buscar um sentido maior no trabalho.

As razões para a realização dessa mudança são diversas, os profissionais podem estar em busca de uma remuneração melhor, mais qualidade de vida ou mais satisfação na atividade a ser desenvolvida.

Resultado de imagem para realização  pessoal


Nesses casos a palavra chave é planejamento. Para realizar de forma eficaz uma mudança profissional é preciso ter bem definido seus objetivos e com isso elaborar um plano de transição de carreira bem formuladoconfiável e seguro’.

Listo algumas dicas para realização desse processo da melhor forma possível:
  • Objetivo – Você já sabe qual é a nova área de atuação que pretende seguir, portanto uma das principais tarefas é saber quais as competências exigidas para essa nova atividade. ‘Quais os conhecimentos obrigatórios?’ ‘O que é considerado um diferencial na área?’ ‘Qual(is) curso(s) você deverá fazer?’, enfim, é importante coletar o máximo de informação possível sobre a área.
  • Estude! – Sabendo quais competências e conhecimentos são necessários para a nova área de atuação, invista nos estudos. Uma mudança de carreira envolve novos aprendizados e conhecimentos técnicos.
  • Prepare-se para o recomeço – Sempre que começamos uma nova jornada precisamos subir um degrau de cada vez, portanto, é imprescindível planejar bem sua vida financeira para iniciar essa fase de transição. O processo de entrada no Mercado de trabalho sera iniciado do zero, logo, possivelmente haverá redução nos ganhos até se chegar a um patamar mais elevado na profissão.
  • Ajuda profissional – O processo de transição de carreira envolve uma reestruturação geral na vida, é preciso adquirir de novos estudos e competências, assim como o remanejamento pessoal e financeiro em busca desse novo objetivo, e muitas vezes as pessoas podem acabar se perdendo, dessa forma pode ser importante procurar ajuda de um profissional especializado que irá ajuda-lo ao longo de todo o processo de transição.
  • Perseverança – Como tudo na vida, a transição de carreira é um processo, ele não acontece da noite para o dia, é preciso estar preparado para continuar caminhando mesmo quando houver frustração ou desânimo. Coragem, determinação e atitude são qualidades indispensáveis para se alcançar o sucesso.

JOSEANE FREITAS - É Psicóloga, Mestra em Educação pela UNICAMP e Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, pela PUCCAMP. Possui certificação internacional ‘Professional & Self Coaching’, junto ao Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Integrante da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Idealizadora e Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento na PERFIX Consultoria Organizacional.

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