terça-feira, 26 de janeiro de 2016

BIBLIOTECA FASHION: 25 LIVROS DE MODA

O conceito de Moda é muito confundido por quem não atua na área. Não é difícil para quem trabalha no segmento ouvir a frase "Você sabe desenhar?" ou ainda "Me ajuda a escolher um look!", isso porque o glamour que envolve a área através da imagem final que atinge o público-alvo consumidor são os desfiles, ações de marketing, fotos de campanha...
A verdade é que o glamour passa dos 10 minutos de um desfile, para cada um deles existem meses de trabalho, dedicação e conhecimento envolvidos. O ciclo da Moda é extenso e envolve inúmeros profissionais, Coordenadores de Moda, Marketing, Jornalistas, Costureiras, Modelistas, Stylists, Produtoras de Moda, Coolhunting, Designers têxteis...


Alguns dos meus livros ♥

A palavra moda significa costume e provém do latim modus.
A moda é um fenômeno que abrange: a linguagem e as maneiras, os gostos e as idéias, os artistas e as obras culturais.Lipovetsky (2003).  Rech (2002) complementa afirmando que os avanços da ciência também abrangem o fenômeno da moda e estão presentes nas mudanças sociológicas, psicológicas e estéticas que ocorrem na sociedade. As mudanças na moda não são aleatórias, são o reflexo das alterações sociais e culturais da sociedade

Para entender melhor esse segmento alguns livros são essenciais e elencamos abaixo. Confira:




Cronologia da Moda Este livro busca apresentar um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até o século XXI. Com mais de mil ilustrações, todo em quatro cores, o livro traz - figuras de destaque da moda, entre costureiros, designers, grifes e modelos, incluindo perfis de página dupla dos principais costureiros e designers, de Beau Brummell, Henry Creed e Charles Worth a Dior, Vivienne Westwood e Alexander McQueen; a influência mútua entre moda e as artes e esportes; uma extensa linha do tempo, ilustrada por fotos de looks, peças do vestuário e amostras de estampas e tecidos; dentre outros.
Preço médioR$ 60,00 a 70,00

Tudo sobre ModaA história do vestuário diz muito sobre a sociedade e seu tempo, e não há como negar que hoje a moda é um fenômeno global. Dos estilos de vestir da Grécia e Roma antigas até as surpreendentes criações contemporâneas, este livro reúne mais de 20 séculos de moda, apresentando um panorama de sua origem e evolução nos quatro cantos do mundo. Organizado cronologicamente, este guia destaca os principais designers e grifes e suas contribuições para os mais diversos estilos e tendências, oferecendo uma análise de suas criações. Também ajuda a compreender o contexto sociocultural em que as vestimentas foram criadas, apresenta a história da moda de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura e com mais de mil ilustrações e proporciona o entendimento aprofundado do processo criativo da alta-costura; o conceito, a atenção aos detalhes, os triunfos na passarela.
Preço médio: R$ 60,00 a 70,00

100 anos de Moda Com mais de 400 imagens, este livro conta a história da moda no século XX, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo da contemporaneidade. Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.
Preço médio: R$ 50,00 a 70,00

Um século de Moda - O nascimento da Pernambucanas, da Lacoste e da Biba; a patente do soutien; a criação da FENIT, do Museu das Artes da Moda e da Academia Brasileira da Moda; o lançamento do perfume Chanel no 5 são algumas das mais de cem variadas informações culturais e históricas apontadas pelo autor como curiosidades marcantes do século XX na moda. João Braga engloba neste livro fatos relevantes e representativos no processo de construção da identidade comportamental, conceitual e estética dos seres humanos. Fatos que ocorreram anualmente entre os anos 1901 e 2000 não só na moda de roupas propriamente dita, mas também nos aspectos relacionados a essa indústria como um todo, incluindo calçados, joias, acessórios, penteados, maquiagens e diálogos da moda com a arte pelo mundo e pelo Brasil.
Preço médioR$ 30,00

30 anos de Moda no BrasilUm olhar para a história da moda brasileira nos últimos 30 anos, com suas referências culturais, históricas e comportamentais. Das saias curtíssimas às longas, do jeans justinho aos cafetãs - a moda é uma soma de tendências e comportamentos, de estilo, criatividade e atitudes que atravessam as décadas. Mudam os jeitos de usar, mudam os tecidos, muda a tecnologia de fazer roupa. Mudam também as influências, os personagens que ditam tendências e comportamentos. O livro '30 anos de Moda no Brasil' pretende contar a história da moda brasileira - o que aconteceu nas décadas de 1980, 1990 e 2000 - por meio de fotos e textos.
Preço médio: R$ 60,00 a 70,00

capa


...Ismos - Para entender a Moda - “O livro reúne as tendências de design e os movimentos que moldaram a evolução do traje desde o século XVII, período a partir do qual se pode contar com documentação histórica confiável. De modo conciso, identifica o contexto, as características, as obras e os significados mais importantes de cada estilo. Esses ismos da moda estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns tenham ocorrido simultaneamente. A autora traça influências e conexões dos grandes criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs. Ao mesmo tempo, não deixa de lado nomes de personagens históricos e de celebridades que tiveram e têm papel fundamental ao consolidar e ditar estilos – da imperatriz Maria Antonieta a Lady Diana Spencer, de Sarah Bernhardt a Sarah Jessica Parker.”
Preço médio: R$39,90

Enciclopédia da Moda: de 1840 à Década de 90 - O livro de Georgina O’Hara Callan tem 359 páginas que buscam cobrir o período que começa em 1840 (ano em que a máquina de costura foi inventada e que é base da indústria de prêt-à-porter) até o final da década de 90.

Nessa obra a autora buscou abranger a moda em seus diversos aspectos como verbetes para estilistas, fabricantes, cabeleireiros e figurinistas de teatro e cinema, casas de alta-costura, criadores de acessórios e joias entre outros temas.
Há ainda uma parte do livro que é voltada para a imprensa especializada, fotógrafos e ilustradores de moda.
Preço médio: R$ 49,90

A Era Chanel - Um dos maiores ícones da moda no século XX, Chanel (1883-1971) sempre se distinguiu por uma postura modernista e radicalmente inovadora. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época. O sucesso de Chanel foi imenso - seu reinado sobre o mundo da alta-costura durou cerca de meio século. Entender o poder da imagem foi seu maior mérito. Com um estilo incomparável, era apaixonada pelo discreto charme do guarda-roupa masculino e inovou ao usar tecidos utilitários para fazer roupas chiques, jovens e casuais. Como mulher de negócios, provou ser igual ou superior aos homens. Porém, se a moda esteve no centro de toda sua vida, no amor era uma mulher vulnerável. Mais que um belo relato sobre uma vida e uma obra extraordinárias, este é um livro fascinante, que registra em cerca de quatrocentas fotografias, retratos e desenhos, a trajetória da maior personagem da moda de todos os tempos.

Preço médio: R$ 150,00
História do Vestuário - Esta obra pretende mostrar através de exemplos práticos a história e o desenvolvimento do vestuário. O autor se deu ao trabalho de tomar como base do seu estudo peças reais de vestimentas que sobreviveram, recorrendo a pinturas, estátuas e outras reproduções unicamente nos casos em que os originais não mais existiam.
O livro interessa a produtores de cinema, teatro, estilistas de moda, ilustradores e artistas plásticas em geral e a historiadores, além do leitor comum, desejoso de conhecer o modo como as pessoas se vestiram através do mundo ocidental desde os tempos antigos até o século XIX.
Preço médio: R$ 95,00


Tecidos – História, tramas, tipos e usos - Este livro é uma pesquisa histórica bem costurada que mostra a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, dos primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas aos mais avançados métodos de tecelagem; das fibras naturais aos fios inteligentes dos tecidos tecnológicos; das primeiras técnicas de tingimento, às mais modernas formas de coloração; das estampas em voga nos séculos passados às tendências mostradas pelos estilistas de hoje em dia. Imagens belíssimas arrematam esta publicação.
Preço médio: R$ 110,00
 
O Império do Efêmero, Gilles Lipovetsky - “Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências?
Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Lipovetsky acaba por nos mostrar que, “no filme acelerado da História moderna, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior”.
Preço médio: R$ 39,90


História ilustrada do vestuário - Apresenta uma rica pesquisa baseada em dados históricos e informações descritivas da indumentária, com o luxuoso suporte do trabalho de dois mestres da ilustração do século XIX: Auguste Racinet e Friedrich Hottenroth.
Preço médio: R$ 79,90
Moda: Uma Filosofia, Lars Svendsen - “A escolha das roupas transmite uma mensagem sobre quem somos? De Coco Chanel a Rei Kawakubo, de Dior ao estilo das ruas, o fio condutor desse livro é o princípio fundamental da moda – a busca pelo novo. A moda permeia diversos níveis da nossa existência, mas foi pouco estudada pelos filósofos. Até agora. Com uma prosa ágil e irônica, o autor reúne referências que vão da música pop e da arte contemporânea a pensadores como Kant, Adorno, Barthes, Benjamin e Giddens. Concentrando-se no vestuário, faz um apanhado histórico e analisa a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo. Assim, resume o que a filosofia e a sociologia têm a dizer sobre o assunto – e acrescenta muito à discussão.”
Preço médio: 39,90

Moda e Linguagem, Kathia Castilho - “Esta obra enfatiza a importância do conhecimento da estruturação da moda como elemento de comunicação a partir dos códigos da linguagem do vestir, decorar e reconstruir por meio das roupas e seus próprios corpos. A idéia é a de que nesta reorganização estética, os indivíduos busquem externar desejos, realizações e aspirações. Segundo a autora, moda é comunicação que se inscreve no corpo pelos elementos da ordem do visual. ‘O estudo apresentado no livro, analisa o desenvolvimento da decoração corpórea, adornos e moda como organização da linguagem do corpo à medida que a sociedade se torna mais complexa’, explica a pesquisadora Kathia Castilho”
Preço médio: R$33
O luxo eterno - Da idade do sagrado ao tempo das marcas - O filósofo Gilles Lipovetsky, que provocou frenesi nos anos 80 ao colocar o fenômeno da moda no centro das discussões acadêmicas, volta seu poder de análise para um novo objeto de estudo: o universo do supérfluo. 
O ponto de partida é a constatação de que o consumo de bens luxuosos nunca foi tão grande. Para melhor entender o fenômeno, o autor faz uma ampla "arqueologia" desses bens, desde os tempos sagrados das tribos indígenas, passando pela Antiguidade e pela Renascença, até o dos grandes conglomerados das marcas atuais. E é nos dias de hoje que ele centra o foco. 
O segundo ensaio do livro, escrito pela especialista em marketing e gestão de marcas de luxo Elyette Roux, confirma as teses do filósofo com estatísticas e pesquisas sobre o universo dos produtos de alto padrão e analisa o gerenciamento de algumas das marcas mais desejadas da atualidade.
Preço médio: R$ 29,00

Estudar a Moda – Corpos, vestuários, estratégias. Escrito por docentes da Universidade de Bolonha, esse livro é destinado a quem quer fazer a moda entendendo a relação do homem com a indumentária, conhecendo os processos produtivos de empresas do setor, aprendendo as diferenças entre uma grife orientada para o produto e uma grife orientada para o mercado. A moda é tratada em seus diferentes aspectos - história da moda, psicologia da moda, marketing em empresas de moda, jornalismo de moda, artes decorativas e moda.
Preço médio: R$ 59,00 

A Moda imita a vida: Como construir uma marca de modaO que determina o sucesso da marca? O que faz as pessoas se identificarem com ela? André Carvalhal, gestor de Marketing e Conteúdo da Farm, mostra no livro que branding e marketing têm a ver com autoconhecimento. Com base nisso, o autor compara a trajetória de uma marca com a vida das pessoas, em que há evolução, crescimento, aprendizado, erros e aperfeiçoamento. Este é o primeiro livro brasileiro sobre construção de marca de moda, com foco em nomes nacionais.

A moda imita a vida trata de comportamento, construção de percepção, identidade, imagem e posicionamento para marcas de moda. É uma reflexão sobre o que ocorre quando são feitas escolhas para traçar um caminho convincente que promova diálogos, conquiste parceiros e estabeleça relação, interesse e vínculo com o público consumidor. A obra é enriquecida com entrevistas de alguns dos principais profissionais do mercado e grandes criadores como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Katia Barros e Marcello Bastos, além de histórias de grifes como Daslu, Osklen, Farm, Reserva, Nike e Adidas. 

Preço médio: R$ 60,00

O Evangelho de Coco Chanel Chanel não foi somente a mulher que criou e imortalizou o 'pretinho básico', também popularizou as calças femininas e roupas fáceis e práticas que deixavam as mulheres chiques e confortáveis. Com sua personalidade forte e decidida, elegante e passional, de um jeito totalmente francês, Coco conduziu as mulheres diretamente para uma nova era. 'O Evangelho de Coco Chanel' é um cativante olhar sobre o estilo, a fama e o talento de um dos maiores ícones da moda. Dividindo a biografia de Chanel em capítulos temáticos - como elegância, paixão, dinheiro, sucesso - que sutilmente ensinam lições de vida, com comentários divertidos e maravilhosas ilustrações, Karen Karbo irá inspirar os leitores com uma história impressionante de reinvenção, confiança e determinação.
Preço médio: 30,00
Fashion design - manual do estilista - É o primeiro livro que oferece uma base abrangente sobre os princípios da criação no setor. ao conjugar história,teoria e prática, a obra examina as oportunidades de carreiras e dá orientações preciosas sobre como desenvolver uma coleção, as principais ferramentas de desenho, a escolha de tecidos, cortes e técnicas de confecção, portfólio, economia e marketing.

Esta nova edição atualiza informações sobre estilistas, o comportamento do consumidor e do mercado; indica tendências atuais - como as mudanças pautadas por questões ambientais -, reavalia criações recentes e aborda novas tecnologias empregadas. Escrito especialmente para estudantes, não deixa de ser referência e manual confiável para os profissionais de moda estabelecidos.
Preço médio: 70,00

50 ícones que inspiraram a moda 50, 60, 70, 80 e 90 - Divisor de águas para a história da moda, a década de 1950 foi pautada pelo pós-guerra e por uma sociedade entusiasmada pelo consumo, pela feminilidade e pela elegância, mas também pelo movimento beatnik e pela entrada das mulheres no mercado de trabalho. 

A década de 1960 e seu legado - da música dos Beatles, passando pelo cinema da Nouvelle Vague, até a Pop Art de Andy Warhol, entre tantas outras referências culturais - influenciaram a moda na ousadia das cores e formatos. 

Na década de 70, destaque para as mudanças comportamentais, como a liberação feminina; por vertentes musicais diversas, como o glam rock, a disco music e o punk; e por um cenário de mudanças sociais e ativismo político pelo mundo.

Anos 80, década marcada pela exuberância dos figurinos baseados em grandes seriados americanos e por personalidades com Michael Jackson e Madonna. As grandes ombreiras foram o sucesso absoluto.
Entre os estilistas que despontaram estão Azzedine Alaïa, Thierry Mugler, o minimalista Yohji Yamamoto, Giorgio Armani com seu clássico chique e Donna Karan com seu estilo casual.

Os anos 1990 se caracterizaram pelo movimento contrário à extravagância da década anterior.
A diversidade reinou nas passarelas: dos conceituais Martin Margiela e Hussein Chalayan aos minimalistas Helmut Lang e Jill Sander; do luxo de Gianni Versace e Tom Ford (Gucci) à genialidade de Alexander McQueen e John Galliano. 

Esses livros apresentam 50 ícones que influenciaram o comportamento e o estilo em cada período, reunidos em belas fotos e textos criativos da fashion guru britânica Paula Reed, que contextualiza o momento histórico e as particularidades de cada personalidade ou tópico abordado. Fundamental para profissionais e estudantes de moda, o volume é também leitura obrigatória para quem quer saber mais sobre o assunto. 
Preço médio: R$ 25,00 (cada)


Dicionário Ilustrado - Moda de A à Z - Com mais de 2 mil verbetes, este dicionário traz definições claras e atualizadas de vestimentas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e termos típicos da indústria, além de detalhes culturais, históricos e curiosidades de cada termo. Formando um panorama abrangente da moda desde a Antiguidade até os tempos atuais, é uma ferramenta útil e de fácil consulta, essencial para todos aqueles que desejam conhecer mais de perto o universo fashion.
Preço médio: 69,90

Algum livro que não citei?
Conta nos comentários. ;)

Informação: Textos baseados em sinopses.

Luziane Lima
Luziane Lima

O MODA EMPREENDEDORA foi idealizado em 2014 como um Ciclo de Palestras, no intuito de auxiliar pequenos negócios no planejamento, especialmente, os do segmento de Moda. Em 2015, surgiu o site. Temos como objetivo realizar projetos que auxiliem o maior número de pequenos empreendedores de Moda do Brasil.

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