Nesse post, contarei um pouco da história da alta-costura e
algumas curiosidades.
HISTÓRIA
Em Paris, por volta de 1868 com o costureiro Charles Frederick Worth começou a
estruturação da indústria de alta-costura. Foram
estabelecidas a produção sazonal
semestral e a figura do estilista se elevou a ditador de tendências.

Podemos citar Charles Frederic Worth como o primeiro designer
de moda pois até então a atividade era feita por costureiras (que ficavam
anônimas). Foi ele que passou a mostrar
suas peças em modelos e a colocar
seu nome nos vestidos. Fato este que foi copiado por Paul Poiret e inúmeros
estilistas que se seguiram, e que evoluiu até como conhecemos hoje.
Courteaux (2008), conta que acredita-se que ele aprendeu
sozinho a costurar estudando retratos na National Gallery, museu de
Londres. Em 1845, foi à Paris para trabalhar em lojas especializadas em tecidos
como balconista. Naquele cenário as roupas eram confeccionadas por costureiras,
estas reproduziam peças de acordo com a preferência de suas clientes. Courteaux
(2008) ressalta que não existiam homens fazendo tal tarefa, e em 1851 ele
conseguiu convencer seus empregadores a desenhar peças. Quem vestia suas criações era sua esposa Marie, colega de
trabalho e “modelo”. Quatro anos depois ele foi premiado pela l'Exposition
Universelle, feira de moda de Paris.
Worth inaugurou sua maison de alta-costura em 1858, e
um fato tornou sua ascensão mais famosa. Foi no ano seguinte, 1859, quando a
princesa Metternich , esposa do embaixador da Aústria em Paris viu seus
desenhos apresentados por sua esposa Marie. A princesa ficou encantada
com seus desenhos e encomendou um vestido para utilizar em um baile da
imperatriz Eugénie, no Tuileries Palace (Palácio das Tulherias). No
baile a imperatriz ficou encantada com o vestido e questionou:
-“Posso pergunta-lhe,
senhorita” ela questionou.
-"Quem fez esse vestido, tão maravilhosamente elegante e
simples?"
-"Um inglês, Senhora, uma estrela que surgiu para se
firmar na moda" a princesa respondeu.
-"E qual é o nome dele?"
-“Worth”
-"Bom" concluiu "por favor, pedir-lhe para vir
e ver-me às dez horas, amanhã de manhã." METTERNICH apud COURTEAUX
(1922, tradução nossa)
Esse foi um momento histórico para moda:
a partir daí Worth tornou-se referência e sua maison era o local onde
eram exibidas suas criações, no espaço modelos vestiam suas produções
recém-criadas (o primórdio dos showrooms,
espaço para exibir previamente peças para compras, e dos desfiles). Foi ele que
estabeleceu os critérios do que hoje conhecemos como alta-costura.
QUAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA PEÇA DE ALTA-COSTURA?
Apesar de
existir desde 1868, foi em 1945 que a Câmara Sindical da Alta-Costura
Parisiense criou um conjunto de regras específicas para o enquadramento do
termo haute couture com o objetivo de
diminuir consideravelmente o número de cópias. A Lei com regulamentações rígidas
é protegida por lei. Algumas das regras envolve trabalho exclusivamente artesanal,
região, matéria-prima, número de funcionários e faturamento. Essas regram
limitam a quantidade de marcas tornando-as ainda mais exclusivas. Este sindicato é responsável por analisar anualmente o grupo de marcas
que têm esse título.
REGRAS:
1.
Ser associado da Chambre Syndicale
de la Couture Parisienne;
2.
Ter localização em Paris, entre
as três mais importantes avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées;
3.
Ter processo produtivo
absolutamente manual;
4.
Empregar, no mínimo, 15
funcionários especializados por período integral.
5.
Ter cinco andares na Maison,
inclusive um espaço para desfiles das duas coleções que são obrigatórias por
ano;
6.
Apresentar, no mínimo, 35 looks
originais para o dia e para a noite, na coleção;
7.
A peça deve ser sob medida e
ter pelo menos 1 prova;
8.
Possuir um perfume próprio, cosméticos
e acessórios (bolsas e sapatos);
9.
Atingir um faturamento mínimo
exigido;
1. A peça tem que ser produzida em Paris. Apenas o bordado
pode sair do ateliê;
EXCEÇÕES!
Quando o Sindicato foi iniciado contava com grandes nomes da
moda como: Poiret, Vionnet, Lanvin, Chanel, Balenciaga, Dior eSchiaparelli,
entre outros. Em 1946, contava com 106 casas associadas, já em 1952, esse
número passa para sessenta, e por volta de 1997, eram apenas dezoito. Para
manter as regras foram necessárias algumas concessões pois poucos conseguiam
atender todas as exigências, ano a ano. Por isso, algumas marcas estrangeiras e
renomadas passaram a participar da Semana de Alta-costura francesa. Caso da
Armani (Italiana), também passou a ser permitido algumas marcas de luxo
convidadas como a Ralph & Russo. E já tivemos um brasileiro na lista,
Gustavo Lins.
MARKETING
As peças, como é de se esperar, são extremamente caras e não geram
lucros. Então porque é interessante
participar das semanas de alta-costura?
Os desfiles trazem atmosfera de sonho e desejo. É como se quem
assistisse pensasse: “Não tenho R$ 100.000,00 para comprar esse vestido da
CHANEL mas posso comprar o perfume que custa R$ 500,00”.
A marca investe milhões de reais no desfile e produção das peças. Mas
principalmente com as redes sociais consegue uma projeção muito maior. O que
trará retorno financeiros são os perfumes, maquiagens e acessórios das marcas.
Depois, as peças são usadas como acervos para celebridades e mais
recentemente, influenciadoras digitais.
Além disso, a marca consegue reafirmar suas expertises relacionadas as
técnicas que domina no mais alto nível de excelência. São obras de arte de se
vestir! É uma honra para uma modelo entrar num casting das marcas.
CURIOSIDADES:
As clientes são chamadas de colecionadas;
Algumas peças podem chegar a até 1000 horas de trabalho;
Estima-se que há 4.000 colecionadoras no mundo mas apenas uma média de 250
mulheres que compram constantemente alta-costura;
As “lojas” de alta – costura recebem o nome de Maison, não pode ser
usado grife;
Americanas, árabes e russas são as
que mais compram;
Uma peça sem muitos ornamentos pode começar nos US$ 10 mil, já para os
modelos de noite o preço pode chegar a milhões quando tem pedras preciosas;
A faixa etária baixou para 30 anos. Devido as roupas serem mais usáveis
e também por uma nova fatia de mulheres que se tornam empresárias
bem-sucedidas, principalmente, na área da tecnologia. Há casos também das que
casam com bilionários e passam a ter acesso a este mercado.
-
Agora você pode se questionar o que é alta-costura
no Brasil?
Atribuímos a peças de modelagem impecável, exclusiva, também
artesanais, feitas sob encomenda. É
errado mas não há um termo exclusivo para usarmos.
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