sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O QUE É ALTA-COSTURA?



 Como não se encantar pelas peças maravilhosas e de acabamento primoroso nos desfiles de alta-costura de Paris?
Nesse post, contarei um pouco da história da alta-costura e algumas curiosidades.

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HISTÓRIA

Em Paris, por volta de 1868 com o costureiro Charles Frederick Worth começou a estruturação da indústria de alta-costura. Foram estabelecidas a produção sazonal semestral e a figura do estilista se elevou a ditador de tendências.


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Podemos citar Charles Frederic Worth como o primeiro designer de moda pois até então a atividade era feita por costureiras (que ficavam anônimas). Foi ele que passou a mostrar suas peças em modelos e a colocar seu nome nos vestidos. Fato este que foi copiado por Paul Poiret e inúmeros estilistas que se seguiram, e que evoluiu até como conhecemos hoje.

Courteaux (2008), conta que acredita-se que ele aprendeu sozinho a costurar estudando retratos na National Gallery, museu de Londres. Em 1845, foi à Paris para trabalhar em lojas especializadas em tecidos como balconista. Naquele cenário as roupas eram confeccionadas por costureiras, estas reproduziam peças de acordo com a preferência de suas clientes. Courteaux (2008) ressalta que não existiam homens fazendo tal tarefa, e em 1851 ele conseguiu convencer seus empregadores a desenhar peças. Quem vestia suas criações era sua esposa Marie, colega de trabalho e “modelo”. Quatro anos depois ele foi premiado pela l'Exposition Universelle, feira de moda de Paris.

Worth inaugurou sua maison de alta-costura em 1858, e um fato tornou sua ascensão mais famosa. Foi no ano seguinte, 1859, quando a princesa Metternich , esposa do embaixador da Aústria em Paris viu seus desenhos apresentados por sua esposa Marie. A princesa ficou encantada com seus desenhos e encomendou um vestido para utilizar em um baile da imperatriz Eugénie, no Tuileries Palace (Palácio das Tulherias). No baile a imperatriz ficou encantada com o vestido e questionou:
-“Posso pergunta-lhe, senhorita” ela questionou.
-"Quem fez esse vestido, tão maravilhosamente elegante e simples?"
-"Um inglês, Senhora, uma estrela que surgiu para se firmar na moda" a princesa respondeu.
-"E qual é o nome dele?"
-“Worth”
-"Bom" concluiu "por favor, pedir-lhe para vir e ver-me às dez horas, amanhã de manhã." METTERNICH apud COURTEAUX (1922, tradução nossa)

Esse foi um momento histórico para moda: a partir daí Worth tornou-se referência e sua maison era o local onde eram exibidas suas criações, no espaço modelos vestiam suas produções recém-criadas (o primórdio dos showrooms, espaço para exibir previamente peças para compras, e dos desfiles). Foi ele que estabeleceu os critérios do que hoje conhecemos como alta-costura.


QUAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA PEÇA DE ALTA-COSTURA?

Apesar de existir desde 1868, foi em 1945 que a Câmara Sindical da Alta-Costura Parisiense criou um conjunto de regras específicas para o enquadramento do termo haute couture com o objetivo de diminuir consideravelmente o número de cópias. A Lei com regulamentações rígidas é protegida por lei. Algumas das regras envolve trabalho exclusivamente artesanal, região, matéria-prima, número de funcionários e faturamento. Essas regram limitam a quantidade de marcas tornando-as ainda mais exclusivas. Este sindicato é responsável por analisar anualmente o grupo de marcas que têm esse título.

REGRAS:
1.    Ser associado da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne;
2.    Ter localização em Paris, entre as três mais importantes avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées;
3.    Ter processo produtivo absolutamente manual;
4.    Empregar, no mínimo, 15 funcionários especializados por período integral.
5.    Ter cinco andares na Maison, inclusive um espaço para desfiles das duas coleções que são obrigatórias por ano;
6.    Apresentar, no mínimo, 35 looks originais para o dia e para a noite, na coleção;
7.    A peça deve ser sob medida e ter pelo menos 1 prova;
8.    Possuir um perfume próprio, cosméticos e acessórios (bolsas e sapatos);
9.    Atingir um faturamento mínimo exigido;
1. A peça tem que ser produzida em Paris. Apenas o bordado pode sair do ateliê;
              
 EXCEÇÕES!

Quando o Sindicato foi iniciado contava com grandes nomes da moda como: Poiret, Vionnet, LanvinChanelBalenciagaDior eSchiaparelli, entre outros. Em 1946, contava com 106 casas associadas, já em 1952, esse número passa para sessenta, e por volta de 1997, eram apenas dezoito. Para manter as regras foram necessárias algumas concessões pois poucos conseguiam atender todas as exigências, ano a ano. Por isso, algumas marcas estrangeiras e renomadas passaram a participar da Semana de Alta-costura francesa. Caso da Armani (Italiana), também passou a ser permitido algumas marcas de luxo convidadas como a Ralph & Russo. E já tivemos um brasileiro na lista, Gustavo Lins.


MARKETING

As peças, como é de se esperar, são extremamente caras e não geram lucros. Então porque é interessante participar das semanas de alta-costura?
Os desfiles trazem atmosfera de sonho e desejo. É como se quem assistisse pensasse: “Não tenho R$ 100.000,00 para comprar esse vestido da CHANEL mas posso comprar o perfume que custa R$ 500,00”.
A marca investe milhões de reais no desfile e produção das peças. Mas principalmente com as redes sociais consegue uma projeção muito maior. O que trará retorno financeiros são os perfumes, maquiagens e acessórios das marcas.
Depois, as peças são usadas como acervos para celebridades e mais recentemente, influenciadoras digitais.

Além disso, a marca consegue reafirmar suas expertises relacionadas as técnicas que domina no mais alto nível de excelência. São obras de arte de se vestir! É uma honra para uma modelo entrar num casting das marcas.



CURIOSIDADES:

As clientes são chamadas de colecionadas;
Algumas peças podem chegar a até 1000 horas de trabalho; 
Estima-se que há 4.000 colecionadoras no mundo mas apenas uma média de 250 mulheres que compram constantemente alta-costura;
As “lojas” de alta – costura recebem o nome de Maison, não pode ser usado grife;
Americanas, árabes e russas são as que mais compram;
Uma peça sem muitos ornamentos pode começar nos US$ 10 mil, já para os modelos de noite o preço pode chegar a milhões quando tem pedras preciosas;

A faixa etária baixou para 30 anos. Devido as roupas serem mais usáveis e também por uma nova fatia de mulheres que se tornam empresárias bem-sucedidas, principalmente, na área da tecnologia. Há casos também das que casam com bilionários e passam a ter acesso a este mercado.


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Agora você pode se questionar o que é alta-costura no Brasil?
Atribuímos a peças de modelagem impecável, exclusiva, também artesanais, feitas sob encomenda. É errado mas não há um termo exclusivo para usarmos.

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O MODA EMPREENDEDORA foi idealizado em 2014 como um Ciclo de Palestras, no intuito de auxiliar pequenos negócios no planejamento, especialmente, os do segmento de Moda. Em 2015, surgiu o site. Temos como objetivo realizar projetos que auxiliem o maior número de pequenos empreendedores de Moda do Brasil.

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