Você pode ver mais sobre missão aqui e sobre os
princípios da empresa clicando aqui.
NEUMEIER (2009), define visão como o propósito central de uma empresa.
Representa o rumo, a direção para o futuro. Enquanto o propósito pode ser
abstrato, a visão deve ser concreta. Trata-se de uma ilustração do futuro – uma
imagem compartilhada por toda a organização. Portanto, a visão pode ser
compreendida como a linha de chegada permanentemente retratando os valores e a
missão da empresa.
Ele salienta que a verdadeira
visão não pode ser imposta a uma empresa – deve surgir de um objetivo
compartilhado e da paixão de suas pessoas. Por isso, não podemos estabelecer
uma forma, um passo a passo ou como fazer a melhor visão, mas podemos
estabelecer características gerais de uma boa visão ou de uma visão eficaz.
· A
visão deve ser a longo prazo: uma visão arrojada e desafiante se torna
estimulante para à equipe, uma visão a curto prazo e fácil de ser alcançada,
leva ao desânimo e é desmotivador. A visão deve estimular a equipe a melhorar
continuamente como parte essencial do processo para se chegar a meta.
· A visão deve ser clara e de fácil
entendimento para que seja incorporada por todos os níveis da empresa.
· A
visão deve estar alinhada aos valores da organização já que estes são os balizadores
das ações organizacionais.
· A
visão deve
inspirar e ser impulsionador, deve refletir o “espírito” da organização, ser atemporal e se perpetuar independente
dos líderes que porventura passarem pela organização. Por isso, os indicadores
financeiros ou de lucratividade não são indicados para a redação da visão pois
não geram o estímulo necessário para a incorporação da visão.
A visão
não pode ser impossível, deve ser ousada, porém, alcançável com prazos compatíveis e quando
atingida a visão pré-estabelecida, uma nova deve ser criada buscando a contínua
motivação da equipe.
EXEMPLOS:
A visão da TV Cabo Branco é "Ser a maior empresa de
televisão da Paraíba e a preferida dos paraibanos", para melhoramento o
ideal seria que tivesse um prazo para atingimento dessa visão.
A empresa
de móveis Gazin deseja “Ser a empresa número 1 do Brasil como excelente lugar
para se trabalhar e estar entre as 200 maiores empresas do país até 2019.” A
visão da empresa é bem clara e o prazo é bem definido.
A visão
do Moda empreendedora é:
Ser um site reconhecido nacionalmente devido sua importância para o segmento de gestão de pequenos negócios de Moda, até o final de 2018.
Ser um site reconhecido nacionalmente devido sua importância para o segmento de gestão de pequenos negócios de Moda, até o final de 2018.
E
qual a visão da sua empresa?
Já definiu a missão da sua empresa e valores?
Nenhum comentário:
Postar um comentário