quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

E SE O WHATSAPP ACABASSE?


Na última semana, a internet não foi a mesma. Um alvoroço em torno de uma notícia tornou os mais parados dos grupos do whatsapp mais agitado. O Whatsapp sairia do ar por 48 horas. Nem preciso explicar muito pois se você estava minimamente conectado soube da notícia. Apesar que até quem não tinha a rede social ficou sabendo... 

Mesmo antes de saber se a notícia era real ou não, já tinhamos opções para burlar o acesso ao aplicativo ou quem sabe baixar outro por dois dias...

No dia postei uma reflexão no instagram do @modaempreendedora (Já nos segue por lá?) e achei válido ampliá-la postando por aqui. 

Escrevi:
"A maior rede social para mensagens instantâneas ficará 48 horas fora do ar.

Esse é um bom momento para refletir a forma de comunicação com clientes, consumidores,funcionários e amigos. 
Você teria o contato salvo dos seus clientes?
Teria como garantir outro modo de comunicação?
Conta sua experiência nos comentários ;) - Aproveite esses dias para divulgar os outros canais da empresa."



Li um desabafo dizendo algo assim: "Eu precisando fechar um contrato importante e o whatsapp de brincadeira comigo!"

Assim como, tinha mensagens de pessoas tranquilas pois conseguiriam desenvolver suas atividades normalmente. 

Tanta preocupação e o whatsapp de fato não completou 48 horas fora do ar. Mesmo assim, algumas dicas são válidas.


 * Não dependa de apenas um modo de contato! O whatsapp é informal e muitas vezes a conversa se perde. Registre a conversa por e-mail mesmo que brevemente. "Fulana, Bom dia. Conforme conversamos pelo whatsapp, fica definido 'isto, isso e aquilo'. Correto? Aguardo retorno". Isto serve para garantia dos dois lados e ainda passará profissionalismo.

*A internet deu problema e não enviou a mensagem? Se era algo que podia ser resolvido depois, OK.
Mas se é algo minimamente importante surpreenda o cliente e ligue. Algo simples mas que demostrará sua preocupação com a resolução.
Como cliente já passei por isso e fiquei bem chateada com a postura da empresa. Algo fácil de ser feito...

*Divulgue outras formas do cliente te encontrar. Vi empresas fazendo isso. Parabéns para elas ;)



P.S.: As dicas são válidas para vários segmentos mas é claro que por alguma peculiaridade você só tenham esse modo de contato. Neste caso, conta para gente sua dificuldade e o que pensa em fazer para possibilitar outros modos de comunicação com seus stakeholders. ;)

Luziane Lima
Luziane Lima

O MODA EMPREENDEDORA foi idealizado em 2014 como um Ciclo de Palestras, no intuito de auxiliar pequenos negócios no planejamento, especialmente, os do segmento de Moda. Em 2015, surgiu o site. Temos como objetivo realizar projetos que auxiliem o maior número de pequenos empreendedores de Moda do Brasil.

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