No Brasil, o dia dos namorados surgiu com
um objetivo comercial: aumentar as vendas no mês de junho. E você o que
preparou para a data? Algumas marcas já entraram no clima romântico seja na
decoração ou na criação de produtos específicos para alavancar as vendas.
A loja LOOL contratou o cenógrafo Beto
Siqueira para criar um clima de romance nas suas vitrines. Os manequins então
foram abraçados com presentes escondidos nas mãos, envoltos de efeitos
luminosos e linhas geométricas traduzindo o conceito criativo e contemporâneo
da marca.
Na vitrine da
marca de calçados Alexandre Birman, arte e moda uniram-se através da instalação
artística/interativa com o público. Na ocasião, a ilustradora Adriana Marto
junto com o cenógrafo Beto Siqueira, criaram em tempo real e direto nos vidros das
vitrines uma ilustração exclusiva desenvolvida para a marca. O resultado final:
um enorme painel delicado com flores e frases.
DICA: Pense em novos formatos de vitrines. Algo mais moderno e inesperado. Lembre-se todos irão apostar nos corações, mas há opções de buscar a diferenciação através da temática porém de forma não literal. ;)
Para ver mais ideias de vitrines, clique aqui.
Já a Rosa Chá preparou a coleção-cápsula “Fall in Love”, especialmente
para a data, e produtos como o batom hot Kiss, que esquenta os lábios, um óleo de
massagem, o perfume roll on “LOVE POISON”, o chinelo love, óculos de sol em
formato de coração, o colar Matching Keys – que pode ser separado e usado pelos
casais - e várias opções de t-shirts.
Mas nem sempre precisa criar um produto
novo, que tal aproveitar a data para gerar engajamento através de
compartilhamento e consequentemente divulgar a marca? A empresa de estética
Vaniday elaborou um quiz para ser compartilhado online, as respostas sugerem
serviços e programa ideais para a data.
E que tal fazer alguma parceria e sortear
alguma diária ou pacote de viagens?
O Shopping Rio Mar preparou um sorteio
de uma passagem com acompanhante para Paris mas se a verba for menor um local
próximo também será interessante.
Outras ideias:
Vale-presente: Elaborar um cartão para
ser válido como vale-presente (auxiliando os indecisos mas garantindo a venda).
Compre e ganhe: A cada valor
estabelecer brindes. DICA: Estabeleça valores de acordo com o ticket médio da
loja.. Ex: Se seu ticket médio é de 150,00 estabeleça valores a partir dele
pois o objetivo é estimular o aumento das vendas.
Sorteio: Ao marcar o namorado/a em uma
foto da loja participa de sorteio para ganhar algum presente da marca (ou ainda
desconto na compra);
Espalhe o amor: Estimular declarações
pela marca e a mais criativa ganhar um prêmio.
Campanhas online: Presentear quem for o
casal 'mais curtido'. Estimula que as pessoas divulguem a marca (capriche no presente!).
Você sabia?
Segundo a lenda,
o Dia dos namorados surgiu na época anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Na
Roma antiga, o Dia dos Namorados teve início quando o imperador Claudius II
proibiu o casamento entre jovens em 270 a.C. O objetivo era diminuir o número
de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição,
o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos
escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão,
Valentinus apaixonou-se por uma moça, filha do carcereiro. Antes de ser deixou
um bilhete para ela onde lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi
desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data
comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro.
Já no Brasil, a ideia da data foi de João
Dória, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de
junho sempre ocorria uma queda nas vendas. A empresa contratou o publicitário,
que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day, criando uma data comemorativa para aumentar
as vendas nesse mês. Ele escolheu o dia 12 de junho para as
comemorações por ser véspera da data do “santo casamenteiro”, Santo Antônio,
que já era homenageado no dia 13 de junho. O slogan “não é só com beijos que se
prova o amor”, alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de
presentes da data.
Gosta de postagens nesse formato? Conta pra gente.
Nossa ideia é criar um banco de dados para as mais diversas datas comemorativas. :)
Clica aqui para ver todas já publicadas :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário