segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O CHEFE SECRETO E POR QUE VOCÊ DEVERIA ASSISTIR O REALITY!

Nesse mês, o Fantástico estreou um novo quadro no programa, "Chefe secreto". O quadro é a versão brasileira de "Undercover Boss" que é sucesso em vários países.

A dinâmica do reality é a seguinte: Um gestor (a) de uma grande empresa se passa por um funcionário novato para avaliar como as suas decisões impactam na empresa. Eles se disfarçam e assumem uma nova identidade para justificar sua presença, assim como as câmeras. O desfecho são os mais variados possíveis.

O consultor de carreiras Max Gehringer narra as histórias e também entrevista o gestor sobre as decisões que foram tomadas. 


Realitys como esses são muito bons para avaliarmos a gestão de uma empresa. E pensarmos como íamos lidar com aquela situação (seja como gestor ou funcionário). Na verdade, acredito, que todo gestor devia passar por essa experiência de saber a opinião "nua e crua" daqueles que lideram. 

A primeira empresa a participar foi a Stemac, empresa que produz geradores e tem 35 filiais, o Diretor administrativo-financeiro Valdo Marques se transformou em Marcos Júnior.

Algumas situações vividas pelo Diretor:

Situação 1 - Trabalhar em uma fábrica recém-inaugurada quem tem 500 novos funcionários
Setor: Logística

Foi recebido por um funcionário mais velho super comprometido com o trabalho, que o recebeu bem. Ele é motorista e muitas vezes para cumprir um prazo não almoçava. Foram entregar um gerador e como era super pesado tiveram dificuldades, pois precisaria de mais pessoas.

Insights: Verificar como os novos funcionários são recebidos na empresa.
Se o horário de descanso está sendo cumprido corretamente.
Verificar se o custo de uma entrega está compatível com a complexidade da operação.


Situação 2 - Na mesma fábrica (linha de produção)

Encontrou um funcionário que sabia fazer bem a função mas que ao invés de treiná-lo e explicar o que deveria ser feito ficou cheio de gracinhas e testes, mesmo ele dizendo que não sabia usar nenhuma ferramenta.

Insights: Treinar um funcionário antes de ir para a linha de produção.
Verificar a postura de quem treina novos funcionários.

Senti falta depois da revelação do diretor ter repreendido quanto a isso. E pedido para mudar a postura.


Precisa de pegadinha?


Situação 3 - Integrar a equipe de manutenção de geradores no Rio de Janeiro

Nenhum erro observado. Mas foi interessante ver como o funcionário, que é Peruano, valoriza a oportunidade que tem no Brasil e conhecer os sonhos dele. E também o quanto foi legal de pagar o almoço do primeiro dia do "novato".

Insight: Conhecer a história de vida dos funcionários: Você sabe quais os objetivos pessoais e profissionais dos seus funcionários? O que os motiva?

Situação 4 - Almoxarifado em São Paulo

Foi observado a falha no leitor de código de barras. Algo importante para agilizar o procedimento mas que segundo os funcionários era algo normal "é sempre assim".

Insights: Verificar onde está o gargalho: O que pode ser melhorado para agilizar o processo?
Incentivar a equipe a relatar pequenos problemas que possam atrapalhar no trabalho cotidiano.


Situação 5 - Carregamento de caminhões em Goiás

Depois de carregar o caminhão foi verificado que por um erro na nota eles deveriam redimensionar a carga. Um retrabalho, fator de desmotivação.

Insights: Quais são os retrabalhos da empresa? O que fazer para não refazer algo já finalizado?

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Como puderem ver vários ensinamentos podem ser observados da experiência. E mesmo quem não tem empresa ou lidera equipe pode refletir sobre... Será que eu ia receber esse novo funcionário tão bem quanto aquele outro? Será que se meu chefe fosse me avaliar ele daria um retorno positivo sobre meu desempenho?

Pelos insights acima recomendamos que assistam o quadro Chefe secreto.


Assista online os dois primeiros episódios:

 Chefe secreto - 1° episódio e 2° episódio STEMAC

E você assistiu? O que achou? O que aprendeu de interessante?
Nos conte nos comentários.
Luziane Lima
Luziane Lima

O MODA EMPREENDEDORA foi idealizado em 2014 como um Ciclo de Palestras, no intuito de auxiliar pequenos negócios no planejamento, especialmente, os do segmento de Moda. Em 2015, surgiu o site. Temos como objetivo realizar projetos que auxiliem o maior número de pequenos empreendedores de Moda do Brasil.

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