terça-feira, 18 de agosto de 2015

UM NEGÓCIO DE 60 MILHÕES QUE COMEÇOU COM £600!

O nome da marca é Cambridge satchel e foi fundada em 2008. Com pouco tempo de fundação, um sucesso impressionante e faturamento milionário, destaca-se ainda a história de sua fundadora Julie Deane.

A história de uma marca inspiradora

O começo
Tudo começou quando Julie Deane descobriu que sua filha estava sofrendo bullying na escola. Ela prometeu colocá-la em uma escola privada. Ao descobrir que a escola custaria £12 mil ao ano, ela pesquisou maneiras de arrecadar dinheiro e uma delas seria vendendo bolsa tradicionais de couro. Julie começou a pesquisa por fornecedores e encomendou 6 bolsas marrons semelhantes as usadas pelos personagens de Harry Potter, um pedido dos filhos. Um investimento inicial de £600 !!! 

A divulgação era feita em consultórios e escolas com panfletos. Além de ler sobre administração, começou a estudar para fazer um blog e divulgar o negócio. Ela começou a perceber que as bolsas estavam sendo compradas não por mães mas pelo público de moda e começou a fazer experiências lançando outras cores. Ao serem vendidas rapidamente teve certeza que esse era o caminho a seguir.

Ampliando o negócio
Em um ano, a marca começou a ser divulgada espontaneamente pelos blogs de moda (veja a importância de estar presente online) ampliando as vendas. O preço era de £ 80 a £ 130. A internet foi a melhor forma de divulgação da  marca e começou o engajamento através dos blogs. Ela enviava fotos e contava a história da empresa para gerar divulgação espontânea. Aos poucos, começou a presentear blogueiras e fashionistas para ter um relacionamento mais estreito com elas e também passou a diversificar de acordo com seus feedbacks. 



O BOOM


Em 2011, a marca teve seu 'boom' ao lançar os modelos nas cores neon. Atraindo atenção de grandes empresas como Sacks, Bloomingdale's, Harrods, Selfrides & Co, Urban Outfitters.







Eu disse no início que Julie começou a pesquisa por fornecedores, o site de busca era o google. O departamento de marketing para clientes do google a procurou para lançar uma campanha "a internet é o que você faz dela."! vídeo da campanha é um resumo da criação da empresa e aumentou as vendas em 400%.

Atualmente
Fabrica 900 bolsas diariamente, tem mais de 100 funcionários e fábrica própria faturando cerca de R$ 60 milhões de reais ao ano. 

Um fato importante de ser destacado é que Diane abriu uma loja física em Londres de 2 andares sendo que um é totalmente dedicado aos blogueiros de moda. Ela reconhece a importância que a internet e os blogueiros tiveram no seu negócio e essa foi uma sua maneira de agradecer. Bacana, não é? 


Julie Deane, inovou mesmo com uma peça aparentemente tradicional. Estava atenta ao seu público e percebeu um boa oportunidade de negócio: a mudança nas cores foram essenciais para um novo rumo nos negócios. As mais simples maneiras de divulgação se bem direcionadas surtem efeito. Ela mesmo sem conhecimento de informática e internet criou um blog, o que foi resultado de muita determinação e que representou custo zero para a empresa. Em um momento em que não podia investir, divulgou sua marca apostando na sua história mas quando pode dar um retorno o fez, sabendo reconhecer a importância daqueles que a ajudaram no seu início.

Uma história inspiradora, não é? Conte a sua para gente,  queremos saber mais sobre você!
Envie e-mail para modaempreendedora@gmail.com ,

Fonte: Crowd e daily mail
Imagens: Site Cambrigde Satchel
Luziane Lima
Luziane Lima

O MODA EMPREENDEDORA foi idealizado em 2014 como um Ciclo de Palestras, no intuito de auxiliar pequenos negócios no planejamento, especialmente, os do segmento de Moda. Em 2015, surgiu o site. Temos como objetivo realizar projetos que auxiliem o maior número de pequenos empreendedores de Moda do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário