quinta-feira, 30 de julho de 2015

O QUE O INSTAGRAM PODE FAZER PELO MEU NEGÓCIO?

O instagram depois de adquirido pelo facebook, se consolidou como uma mídia social forte no Brasil. Nosso país está entre os cinco mais presentes da rede, com 130 milhões de usuários ativos por mês. Recentemente, a rede social começou a publicar na timeline dos usuários propagandas de empresas, mesmo não seguidas pelo usuário. Na ocasião, informou aos seus usuários o tipo de conteúdo que seria divulgado. 

Os conteúdos patrocinados são facilmente confundidos com postagens que curtimos no dia-a-dia, pois tiveram o cuidado de escolher empresas com histórico de postagens com imagens de qualidade, criativas e que agradassem a maioria dos usuários.

A publicidade, merchandising e propaganda estão cada vez mais aceitas nas redes sociais. Como utilizar este momento em benefício do seu negócio?



Neste post você lerá sobre:
Imagem da sua marca nas redes sociais;
Objetivo das publicações;
Como divulgar;
Sugestões de campanhas;
Sugestão de ferramentas;
O que postar e não postar
e um bônus ;)

Antes de qualquer postagem é importante ter um plano mesmo que simples do que postar e o objetivo.

1.Qual o público da marca? Analise seu público. Eles estão priorizando esta rede social? Caso perceba que seu público, prioriza outra rede social todos os seus esforços no instagram não terá o mesmo efeito. 

2.Qual o estilo da marca? Qual a imagem que quer passar para suas clientes? Isto deve ser alinhado diretamente ao seu negócio. Você é uma marca descolada, jovem? Ou mais formal?

3. Qual o meu objetivo? Pergunte-se: "Eu quero que minha marca tenha muitos seguidores?" Ou 
"Quero divulgar o nome da marca na rede social"ou ainda "Quero manter elo com meus compradores".
Perceba, muitos objetivos podem ser criados e um pode influenciar o outro. Porém, o foco nas suas postagens mudará. Se você quer que sua marca tenha muitos seguidores, isso não significa necessariamente aumento nas vendas. Isto porque uma ação para aumentar seguidores pode ser um sorteio, e nem sempre quem vai querer ganhar seu produto é seu público-alvo. Porém, atinge o objetivo inicial.
Se quer apenas ter sua marca lembrada online, replicar conteúdos e outras fontes fará com que sempre esteja na timeline.
Se quiser manter um elo com seus compradores, isto pode significar poucos seguidores mas você pode criar ações na sua loja com hashtags criadas exclusivamente para seu negócio e incentivar o uso para ganhar descontos.

4. Quem será responsável? 
Nos pequenos negócios, sempre uma pessoa acumula várias funções. Será necessário deixar uma pessoa responsável (mesmo que outras possam assumir a função esporadicamente). Isto permitirá ter uma frequência de postagens, um padrão para fotos e legendas.
Também é necessário que uma pessoa fique responsável para monitorar os comentários e respondê-los o mais breve possível, uma vez online, as pessoas terão mais um canal de comunicação.


Ferramentas 

Veja abaixo ferramentas básicas para se usar no instagram. Acesse diretamente o link clicando no nome do aplicativo.

Para exibir o instagram no seu site/blog: Snapwidget (gratuito)

Para medir: Iconosquare (gratuito)
Para compartilhar conteúdos: Repost (gratuito)
Par montagens: Instaframe (gratuito)
Para novos formatos de imagem: Pic Lab (gratuito)
Edição de vídeos: Vivavídeo (gratuito)

Essas ferramentas são recentes, a Arco se propõe a fazer vendas pelo instagram , a Schedugram é paga mas tem ótimas recomendações em site e a Zock permite depois de um cadastro a programação de 5 posts por mês.
Para programar postagens: Schedugram (pago) e Zock (gratuito até 5 postagens)
Para vender: Arco


O que outras marcas estão fazendo?


Primeiro, foram as famosas #hashtags que começaram a ser usadas em produtos e depois os emoticons ganharam seu espaço em roupas, calçados, bolsas e acessórios. 



Marcas da montagem: Brincos: Alisson Lou * Tshirt : The hunt * Calçados: moda Operandi * Clutch: Eddie Parker


A marca Cardigan (marca feminina de Fortaleza), aproveitou o próprio instagram como fonte de inspiração para uma coleção de verão.





Sugestões de ações 

*Crie tags exclusivas e estimule o uso. #euusonomedamarca #looknomedamarca

Faça repost.
*Divulgue offline com cartazes na loja, coloque cartões próximo ao caixa e mensagens discretas no provador. Peça que suas funcionárias informem sobre a rede social de modo discreto "Quando usar a peça marca a loja para vermos :)"
*Publique fotos de produtos e criei um ranking das mais curtidas. Pendure nos cabides corações com alguma mensagem como: "Essa peça foi a mais curtida do nosso instagram @nomedaloja"




O que postar?

Frases que sejam de acordo com a filosofia da sua marca;
Fotos de bastidores (inspiração de coleção, coleções que estão chegando...)
Divulgação de eventos (que sejam do interesse da marca e público);
Fotos da equipe;
Vitrine;
Fotos de detalhes das peças ou da loja;
Sugestão de looks;


O que não fazer?

NUNCA responda de forma agressiva. Em uma rede social, um comentário negativo pode acontecer. Reverta com mensagens padrões se colocando a disposição para esclarecer o ocorrido e solicitando contato. Resolva e logo após, conte como foi solucionado de forma breve e agradecendo o feedback. Lembre-se: É melhor um cliente que te dá a chance de resolver um problema do que um que fala mal da sua marca e você nem sabe!
Responder de forma agressiva é pedir para que aconteça um viral e sua marca seja exemplo de case negativo. Por isso, cuidado com quem escolhe para gerenciar sua rede social. ;)
Um caso extremo é o da marca online Visou, um funcionário irritado com uma reclamação de uma consumidora sobre atrasos na entrega do produto, respondeu com palavras de baixo calão, a história viralizou e a marca teve que se retratatar publicamente. A loja foi retirada do ar.

Não exclua publicações negativas. Isto demostra que você não quer resolver o problema do cliente, que não está nem aí pra ele e nem com os outros. Ao invés de excluir, tenha a atitude acima. ;)

Cuidado como aproveita os assuntos do momento. Um exemplo recente, foi quando o jogador Daniel Alves foi vítima de uma manifestação racista, Neymar publicou a hashtag #somostodosmacacos gerando uma campanha contra o racismo. A marca Use Huck, aproveitou para lançar camisetas em menos de dois dias e isso foi visto como oportunismo da marca.


Campanhas contraditórias. A marca Melissa investe super bem em marketing, mas para inaugurar sua loja em Nova York cometeu um erro banal. Convidou duas blogueiras famosas nacionalmente para irem a inauguração da marca, o problema é que elas não usavam o produto e uma delas nem tinha postagens sobre a marca! Fãs e blogueiras de conteúdo exclusivo sobre o universo Melissa manifestaram sua indignação com a escolha com a hashtag #melissafail , que ficou dois dias nos trending topics! O diretor de marketing, fez um pedido de desculpas no site da marca mas o estrago foi feito. Blogs que postavam sobre a Melissa prometeram não divulgar mais, outros mudaram de nome e a relação com as melisseiras ficou prejudicada.
Se for escolher pessoas para ficar à frente de divulgações da marca, lembre-se de escolher a melhor para o seu público.
A Mercatto faz pesquisas para saber com quem seu público se identifica antes de fazer uma grande contratação para campanha. Você pode ler mais sobre as estratégias da Mercatto aqui



Marcas para seguir
MODA, MARCAS E  NEGÓCIOS

@spfw - Instagram do maior evento de Moda da América Latina.
@portalffw -  O perfil do site FFW tem cliques muito bons dos desfiles. Mostram bastante o backstage. 
@glamourbrasil - Revista de Moda, beleza e lifestyle.
@bazaarbr - Revista de Moda, beleza, cultura e viagens.
@ellebrasil - Revista de Moda
@voguebrasil - Revista de Moda


Marcas
@katespadeny -  Tem editoriais atuais e antigos, backstages, fotos de detalhes e misturas inusitadas.
@adorofarm - Um banco de imagens colaborativas. Foi o que a Farm conseguiu fazer, através de uma hashtag #tonoadorofarm as imagens aparecem no perfil devidamente creditadas.
@melissaoficial - O universo da marca através de imagens
@chaneloficial - O luxo da marca acessível em vídeos e imagens.
@chillibeansoficial - Veja como a maior marca de óculos escuros da América Latina divulga a marca no insta. #comchilli 

Negócios
É sempre bom ver como os grandes líderes agem e pensam:

@revistapegn - Revista para negócios de pequeno e médio porte.
@portaladministradores - O maior portal de Administração e negócios
@exame - Revista de negócios, economia, carreira e tecnologia
@mulheresempreendedorapb - Grupo de mulheres que empreendem na Paraíba.
@modaempreendedora - Perfil do site Moda empreendedora, com inspiração para os pequenos negócios, especialmente, os de Moda. Nos siga!!! :)



BÔNUS

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AVISO: O e-book não está mais disponível, estamos atualizando uma nova versão. Para solicitar antecipadamente envie e-mail para modaempreendedora@gmail.com

Espero que tenham gostado deste post. E se tem algo que não comentei no e-book acrescente nos comentários ou envie um e-mail para modaempreendedora@gmail.com adoraremos receber o seu feedback! :)

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Leia também:
Um infográfico com várias informações sobre o instagram feita pelo site Viver de blog.

Luziane Lima
Luziane Lima

O MODA EMPREENDEDORA foi idealizado em 2014 como um Ciclo de Palestras, no intuito de auxiliar pequenos negócios no planejamento, especialmente, os do segmento de Moda. Em 2015, surgiu o site. Temos como objetivo realizar projetos que auxiliem o maior número de pequenos empreendedores de Moda do Brasil.

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